Análise de Políticas Públicas

O QUE É?

Análise de política pública (public policy analysis) é um serviço de pesquisa aplicada para tomada de decisão ou avaliação de uma iniciativa, construção de alternativa de políticas públicas e recomendação de política pública adequada para a resolução de um problema público.

A PVBLICA faz Análise de Política Pública com as seguintes características:

 

  • Metodológica: as equipes que fazem a Análise de Política Pública são treinadas no método de análise da PVBLICA, e são coordenadas por profissional com domínio sobre a metodologia.
  • Multidisciplinar: as equipes que fazem a análise de política pública têm background acadêmico e profissional multidisciplinar, capazes de analisar – com instrumental quantitativo e profunda experiência sociológica da agenda política – assuntos como saúde, educação, segurança, gestão pública, saneamento, meio ambiente, questões urbanas/cívicas, política social, dentre outros.
  • Racional: as análises buscam adequar os meios (política pública) aos fins (enfrentamento do problema público).
  • Normativa: as análises são pautadas em valores e princípios em construção entre o cliente e a PVBLICA, resguardando o interesse público.
  • Voltada para a resolução de problema: as análises são pragmáticas, com critérios primordiais de clareza e utilidade para o tomador de decisão, e de capacidade de enfrentamento do problema público que gerou a demanda.

 

COMO É FEITO?

 

A base teórica e metodológica utilizada neste serviço é estruturada nas obras de um dos maiores especialistas da área, membro fundador e ex-presidente do Instituto, Professor Leonardo Secchi.

Veja aqui como adquirir a obra “Políticas Públicas – Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos“.

PARA QUEM É DESTINADO?

• Poderes executivos e legislativos de nível federal, estadual ou municipal que precisam ter mais clareza de como resolver um problema público;

• Organizações privadas, organizações de classe, organizações do terceiro setor, partidos políticos, ou organismos multilaterais que queiram implementar diretamente uma política pública, ou instrumentar-se para pressionar atores governamentais a adotarem políticas públicas adequadas.

 

FERRAMENTAS E MODELOS?

 

Custo benefício PVBLICA

ANÁLISE CUSTO-BENEFICIO

Ferramenta das ciências econômicas que projeta os impactos positivos e negativos de uma política pública (ou da falta de uma política pública), e permite um cálculo do benefício social agregado. Os benefícios que não são precificados podem ser calculados a partir de preços sombra.

 

CUSTO EFETIVIDADE PVBLICA

ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE

Ferramenta de suporte à decisão que fixa um input ou um output e permite comparar alternativas de políticas públicas, de modo a alcançar o máximo resultado a certo custo, ou o mínimo custo para certo resultado desejado. Utiliza-se essa ferramenta quando for difícil de monetizar os benefícios.

 

Aceitação política PVBLICA

PROJEÇÃO DE ACEITAÇÃO POLÍTICA

Ferramenta que permite projetar o comportamento mais provável que cada ator relevante adotará frente a uma nova lei, programa, campanha. Serve para que o tomador de decisão antecipe conflitos, e evite implementar políticas públicas politicamente inviáveis.

 

Diagnóstico PVBLICA

DIAGNÓSTICO DE PROBLEMA

Procedimento de análise de um problema público em uma matriz de causa-problema-consequência-solução, de maneira a racionalizar esforços, e aumentar a chance de encontrar alternativas de solução aos problemas públicos de forma mais certeira.