O QUE É?

A Gestão Pública enfrenta uma série de desafios, exigindo do gestor uma resposta rápida e, ao mesmo tempo efetiva, que atenda os interesses dos cidadãos e da sociedade. A cobrança por uma gestão mais eficiente, altamente produtiva, transparente e que atenda as demandas da população é visível na mídia, em redes sociais, bem como nas diversas esferas de nossa sociedade, configurando-se como fatores que pressionam e, de certa forma, procuram impulsionar a gestão pública em direção à excelência.

O problema em questão é que nem sempre o gestor encontra um cenário favorável ou as ferramentas adequadas para o desenvolvimento da organização. Desafios e pressões internas e externas muitas vezes dificultam o alcance dos resultados almejados e não raro transformam iniciativas interessantes em tentativas frustradas.

E COMO SUPERÁ-LOS?

A PVBLICA pode ajudar o gestor a contornar estes obstáculos e alavancar a organização em prol de resultados efetivos.

Temos uma equipe multidisciplinar de consultores especializados na área de Gestão Pública, capacitados em realizar pesquisas e aconselhamento nas áreas de desenho organizacional, qualidade na prestação de serviços, gestão dos processos de trabalho, gestão dos projetos de governo e gestão de pessoas.

COMO É FEITO?

Demanda → Alinhamento das necessidades → Construção da equipe → Consultoria

Esse serviço está estruturado em 5 passos, em que são aplicados de forma iterativa visando a constante entrega de valor para o cliente. Veja abaixo:

PARA QUEM É DESTINADO?

• Gestores públicos de quaisquer esferas de poder, de quaisquer organizações públicas, que desejam aprimorar sua gestão, com vistas a alcançar melhores resultados: melhoria na qualidade de serviço, redução de (re)trabalho, redução de custos, conhecimento sobre a percepção dos cidadãos-usuários sobre a qualidade do serviço prestado.

FERRAMENTAS E MODELOS UTILIZADOS?

 

MENTALIDADE ÁGIL

Corresponde em estabelecer instrumentos que facilitem a interação das equipes, como reuniões de acompanhamento e de melhorias. Além de estabelecer a visão de planejamento em etapas, onde o importante é entregar constantemente resultado. Desse modo, a organização estabelece sua cultura centralizada na melhoria.

 

DIAGNÓSTICOS ORGANIZACIONAIS
O diagnóstico apresenta um retrato da situação atual, levantando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Seu foco de análise pode ser tanto a gestão em si, como também a cultura organizacional, a comunicação interna e/ou externa, entre outros de interesse do gestor. Mas, acima de tudo consiste em conhecer o trabalho realizado para a entrega dos serviços públicos ao cidadão.

 

FERRAMENTAS GERENCIAIS
Mapeamento e simplificação de processos; Análise de problema, Desenvolvimento de indicadores de desempenho e Benchmarking são alguns exemplos de ferramentas gerenciais aplicáveis em organizações públicas. Cada ferramenta é aplicada de acordo com as características da organização, sendo acompanhadas para garantir sua efetividade.