O Instituto é uma organização fundada em 2012 na cidade de Florianópolis por pesquisadores, gestores e professores da área de Administração Pública. Os fundadores visualizaram no desafio de gerir instituições públicas a oportunidade de difundir e aplicar boas práticas de gestão, transparência e inovação nos serviços públicos.

Ao longo desses anos o desafio só cresceu e a PVBLICA desenvolve linhas de trabalho que contribuem na transformação dessas organizações. Veja abaixo nossas áreas de atuação:

Logo do Instituto PVBLICA Políticas de Gestão Pública: modernização administrativa, desburocratização, avaliação de desempenho e qualidade no serviço público. Essa linha de atuação é estrutura nos métodos e boas práticas de Gestão de Processos de Negócio e Gestão Ágil de Projetos.

Logo do Instituto PVBLICA Análise de Políticas Públicas: avaliação e construção de alternativas para problemas públicos na Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente, etc.

Logo do Instituto PVBLICA Formação: iniciativas que promovam a troca de conhecimentos e experiências, gerando discussões e alternativas para uma evolução da Administração Pública.

 

NOSSOS PRINCÍPIOS

 

Logo do Instituto PVBLICA Defesa do interesse público: O interesse público deve estar acima do interesse individual e corporativo.

Logo do Instituto PVBLICA Independência e liberdade: A PVBLICA é livre para escolher projetos, clientes e parceiros, sem vinculação com qualquer matriz partidária, ideológica ou de interesse corporativo.

Logo do Instituto PVBLICA Confiança recíproca e credibilidade: A PVBLICA prima pela qualidade e rigor dos trabalhos empreendidos, de maneira a manter a confiança entre os nossos membros, e a credibilidade entre o Instituto e seus parceiros.

Logo do Instituto PVBLICA Inovação: A inovação permeia nossa atuação, seja nos serviços, seja nos processos organizacionais internos.

Logo do Instituto PVBLICA Transparência: Como organização social com finalidade pública, o Instituto preza pela accountability (transparência + responsabilização + controle) das suas ações e recursos, a partir de um diálogo aberto interno, com seus membros, e externo, com os parceiros.

Logo do Instituto PVBLICA Internacionalização: As fronteiras da PVBLICA estão vinculadas à capacidade de concretizar desafios. Embora sediada no Brasil, e focada principalmente na melhora das políticas públicas brasileiras, buscamos a internacionalização de nossas relações, na captação de projetos, na atração de pesquisadores, na difusão de informações, no engajamento político.

Logo do Instituto PVBLICA Estética: O Instituto preza pela estética concreta (dos relatórios, apresentações) e estética abstrata (nas relações, nas análises, nos serviços prestados).

 

 

 DIRETORIA EXECUTIVA

 Presidente

Gustavo Gama Lobo

Graduado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, possui experiência em projetos de governo eletrônico e gestão de processos.

 

Diretor Técnico

Guilherme Secchi

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atua como consultor em Controladoria e Finanças.

 

Diretora Financeira

Letícia Elena Ito

Graduada em Naturologia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduanda de Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atua em projetos de pesquisa na área de análise de políticas públicas.

 

Secretário Executivo

Diego Jessie Martínez

Graduado em Engenharia Física pela Universidade Nacional de Colômbia, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em projetos de gestão de inovação e tecnologia.

 

 EQUIPE EXECUTIVA

 

Adilson da Silva PVBLICA

Adilson da Silva
Conselheiro na Prefeitura de Joinville – SC
Coordenador no Conselho Regional de Administração – CRA SC

 

Diego Piazza PVBLICA

Diego da Rocha Piazza
Especialista em Gestão Pública – UFSC
Administrador Público – ESAG/UDESC

 

Professor Eduardo Jara

Eduardo Jara
Professor de Análise Estatística ESAG/UDESC
Pesquisador na área de Estatística Aplicada

 

Filipe Schuur

Filipe Schuur
Especialista em Administração Pública – ENA
Diretor Executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão na Prefeitura de Joinville – SC.

 

Jessica Pavan PVBLICA

Jéssica Natália Souza Pavan
Mestranda em Gestão de Políticas e Organizações Públicas – UNIFESP
Colaboradora na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Osasco – SP

 

Secchi PVBLICA

Leonardo Secchi
Pós-doutorado em Ciências Políticas – Universidade de Wisconsin (EUA)
Professor e Pró-reitor de Planejamento da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

 

Liu Impalea Membro PVBLICA

Lihue Q. Impaléa
Graduado em Gestão da Tecnologia em Processos Gerenciais pelo SENAC.
Atua como consultor em Gestão de Processos de Negócio.

 

Luiz Filipe Heinecke PVBLICA

Luiz Filipe Reinecke
Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Professor de Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – e pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

 

Matheus Borella membro pvblica

Matheus Borella
Pós-graduado em Engenharia de Energias Renováveis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI-USP
Sócio e consultor de Negócios e Estratégias Internacionais da Mercator Business Intelligentsia e Diretor do Comitê de Empreendedores do Agronegócio (CJE)